OVO – EX VILÃO ATUAL HERÓI

8.11.2015

 

O ovo de galinha tem nutrientes importantes para a nutrição.

 

É rico em vitaminas, minerais, proteína de alto valor biológico, compostos bioativos, vitaminas do complexo B, sendo a principal a vitamina B12, ou seja, substâncias antioxidantes e nutrientes para prevenção e tratamento de doenças.

 

Um alimento nutritivo e de baixo custo, importante para a alimentação da população brasileira.

Um estudo realizado em 2007 com 9.500 pessoas, publicado no Medical Science Monitor, revelou que comer um ou mais ovos por dia não aumenta o risco de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral entre adultos saudáveis, e que comer ovos pode estar associado com a redução da pressão arterial. Isso deve-se aos nutrientes e às substâncias protetoras do ovo. Veja abaixo algumas das substâncias contidas nos ovos:

 

• A gema é excelente fonte de colina , um nutriente essencial que contribui para o desenvolvimento cerebral do feto, contribui no funcionamento do cérebro, prevenindo contra doenças como depressão e perda da memória, ou seja, mantendo a estrutura das membranas celulares do cérebro , e é um componente chave do sistema neuro-transmissor, e é um agente lipotrópico, que previne o acúmulo de gordura, tem função protetora das células do fígado e dos rins. Pesquisas demonstraram que a ingestão de ovo não aumenta o risco de doença cardíaca, e, muito pelo contrário, reduz o risco de doença cardíaca, já que o ovo é uma excelente fonte de colina, que desempenha um papel importante na quebra de homocisteína, um aminoácido no sangue que pode ser associado com um risco aumentado de cardiopatias.

 

• A luteína e zeaxantina , dois antioxidantes encontrados na gema de ovo, ajudam a prevenir a degeneração macular, uma das principais causas de cegueira relacionada à idade.

 

• Vitamina E
Antioxidante, favorece o metabolismo muscular, previne danos à membrana celular, ao inibir a peroxidação lipídica e sua deficiência afeta os processos de recuperação. A vitamina E evita a peroxidação de ácidos graxos poliinsaturados que ocorrem em membranas por todo o corpo. Regenera tecidos. Sua ação antioxidante ajuda a combater os radicais livres. Ajuda na circulação e aumenta os glóbulos vermelhos. Importante para a pele, órgãos reprodutores e músculos. Previne doenças cardiovasculares.

 

• Vitamina D
Anti-raquítica, ajuda a calcificação dos ossos da criança, prevenindo o raquitismo, facilitar a fixação do cálcio no organismo evitando dores nas costas e nos quadris. Captação crescente de cálcio pelos rins e estimular a reabsorção óssea quando necessário. Suas concentrações no plasma são essenciais para a coagulação sangüínea, atividade muscular, transporte dos impulsos nervosos ao músculo e a permeabilidade das membranas celulares. Trabalha em conjunto com a vitamina A para fortalecer dentes e ossos. Sistema nervoso e coração dependem dela.

 

• Vitamina A
Exerce numerosas funções importantes no organismo, como ação protetora na pele e mucosas e papel essencial na função da retina e da capacidade funcional dos órgãos de reprodução. Confere elementos de defesa contra as infecções, preside ao crescimento alimentar dos tecidos dando-lhes resistência às enfermidades, desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial. Contribui para o desenvolvimento normal dos dentes e a conservação do esmalte e bom estado dos cabelos. Protege a área respiratória, é essencial na gravidez e lactação, importante para assimilação das gorduras, para a glândula tireóide, fígado e supra-renais, protege a vitamina C contra oxidações, favorecendo a sua assimilação pelo organismo. Trabalha em conjunto com as vitaminas B, D e E, cálcio, fósforo e zinco. Ajuda no funcionamento adequado do sistema imunológico. Ajuda eliminar as manchas senis. Colabora no tratamento de muitos problemas visuais, é antixeroftálmica, ajuda no desenvolvimento ósseo, anticancerígeno

 

• Na clara podemos encontrar a proteína albumina e o aminoácido leucina , importantes para manutenção dos músculos e que associadas a exercícios físicos podem ser excelentes nutrientes para ganho muscular

 

O perigo está no consumo do ovo cru, devido a possibilidade de estar contaminado por Salmonella, que é uma bactéria nociva para saúde humana.

 

Dicas importantes para armazenamento do ovo:

 

Compre os ovos em locais seguros como, supermercados, mercearias, evite comprar ovos em locais clandestinos.

 

Mantenha-os em local limpo e arejado, preferencialmente em geladeira após comprá-los, evite colocá-los na porta da geladeira, pois os ovos são perecíveis e na porta da geladeira é para ser colocados alimentos de baixa perecibilidade, como bebidas; ketchup, mostarda.

 

Ao comprar ovos, certifique-se da data de validade e que não estejam, trincada ou quebrada;

 

Lave os ovos somente antes de utilizá-los;

 

Coma os ovos e os alimentos feitos dele bem fritos e cozidos.

 

Os alimentos preparados com ovos devem ser armazenados na geladeira para sua melhor conservação.

 

 

Fonte: CBAN (www.cban.com.br)

 

Referências Bibliograficas:


Chung HY, et al. Lutein bioavailability is higher from lutein-enriched eggs than from supplements and spinach in men. A luteína é maior biodisponibilidade da luteína, que de ovos enriquecidos com suplementos e espinafres em homens. J Nutr. J Nutr. 2004; 134:1887-1893. 2004; 134:1887-1893. 

Lee A e B. Griffin colesterol, ovos e risco de doença cardíaca coronariana em perspectiva. Nutrition Bulletin (British Nutrition Foundation). 2006; 31:21-27. 2006; 31:21-27. 

Evans WJ. 2004. 2004. Protein nutrition , Exercise and Aging. Proteína nutrição, exercício e envelhecimento. J Am Coll Nutr. J Am Coll Nutr. 23(6)601S-609S. 23 (6) 601S-609S.
http://vitaminas.netsaber.com.br/index.php?c=62 

 

Please reload

Postagens em destaque

COINE/RENAE 2020

September 4, 2020

1/10
Please reload

Postagens recentes

September 4, 2020

June 17, 2020

August 7, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procura por Tags