MIRTILO

7.11.2015

Mirtilo é uma das frutas mais ricas em antioxidantes já estudadas. Tem um teor elevado de polifenóis, tanto na casca quanto na polpa, os quais conferem funções de proteção sobre as paredes das células.

 

O mirtilo também é fonte de vitamina C, manganês e fibras e de baixo valor calórico.

 

Apesar de ser uma fruta antiga na Europa e nos Estados Unidos, no Brasil só foi introduzido no ano de 1983, trazidas pela Embrapa.

 

O mirtilo pode ser consumido in natura ou após processamento por congelamento, desidratação, ou enlatamento ou na culinária em vários tipos de preparos como: tortas, sorvetes, bolos, doces, bolos, biscoitos, molhos, xaropes e sucos.

 

O mirtilo produzido no Brasil apresenta as mesmas características que o blueberry cultivado nos Estados Unidos e na Europa e possui a mesma quantidade de pigmentos antocianos conforme consta em estudos realizados por Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Os pigmentos antocianos melhoram a circulação, apresentam ação anti-inflamatória, anticancerígena, reduzem o colesterol ruim, e combatem os radicais livres.

Na segunda Guerra Mundial os pilotos britânicos comiam mirtilo antes dos vôos noturnos. Eles acreditavam que assim enxergavam melhor os alvos inimigos

 

Atualmente, estudos científicos demonstram que os pilotos britânicos estavam corretos. O mirtilo, segundo as concluem os estudos, previne doenças relacionadas à visão, como catarata e glaucoma, melhorando a capacidade de leitura e o foco da visão. Isso se deve aos antocianos presentes no mirtilo que têm a capacidade de reverter ou evitar o problema, prolongando a capacidade visual, segundo o farmacêutico José Ângelo Zuanazzi, da UFRGS.

 

SUCO DE MIRTILO

Prepare esta bebida para o café da manhã ou almoço e combata a fome. O que você precisa?

  • 1 xíc. de (chá) de mirtilos vermelhos congelados

  • 1 copo (200 ml) de bebidas vegetais (amêndoas, arroz, nozes, soja, leite de coco)

  • 1 col. de (sopa) de azeite de linhaça orgânico

COQUETEL DE MIRTILO

Ingredientes:

  • ½ xícara de mirtilos congelados

  • 1 fatias fina de beterraba crua

  • 1 pedaço pequeno de gengibre

  • 200 ml água com gás gelada

Preparo:

Bata todos ingredientes no liquidificador  até ficar homogêneos e espumar. Despeje no copo e sirva com canudo.

Fonte: CBAN – www.cban.com.br