Desenvolvido por: CBAN © 2015 - Todos os direitos reservados.

Endereço: Rua Mariz e Barros, 151 - Icaraí, Niterói-RJ - CEP: 24220120

A IMPORTÂNCIA DO COLÁGENO

18.6.2015

 
O colágeno é uma proteína presente no organismo humano. É o componente protéico mais importante de alguns órgãos como a pele, ossos, ligamentos, tendões e cartilagens.

 

A produção do colágeno no organismo humano ocorre desde o nascimento. Porém, quando entramos na maturidade, ocorre uma redução na produção, fato notado pela redução da elasticidade da pele, o surgimento das rugas e a fragilidade articular e óssea.

 

O envelhecimento pode ser relacionado diretamente com a redução na produção de colágeno. Alguns fatos que ocorrem com a redução do colágeno são: flacidez dos músculos, menor densidade dos ossos, perda de elasticidade de articulações e ligamentos. Além disso, ocorre a redução da espessura do fio capilar e a desidratação e perda de elasticidade da pele acarretando a flacidez e o aparecimento de rugas.

 

A reposição do colágeno no organismo humano se dá por meio da alimentação equilibrada. As principais fontes de colágenos são os alimentos de origem animal, principalmente a carne vermelha.

 

É necessário consumir também alimentos ricos em vitamina C, pois ela aumenta a capacidade de cicatrização da pele e atua na produção de colágeno.
Algumas fontes de vitamina C: frutas cítricas, tomates, brócolis, pimentões.

 

O cobre também é importante para a síntese de elastina que também é responsável pela resistência e elasticidade da pele, alimentos fontes: grão-de-bico, nozes, lentilha, fígado e ostras.

 

O mineral silício é essencial para a sintese de colágeno nos tecidos conjuntivos. As fontes alimentares de silício são: aveia, banana, cereais integrais, leguminosas.

Existem, no mercado, complementos alimentares que oferecem colágeno hidrolisado de boa qualidade e que são indicados em casos de pessoas que não conseguem se alimentar adequadamente, conforme orientação do nutricionista ou do médico.

Milani, G. B.; João S. M. A.; Farah, E. A. Fundamentos da fisioterapia dermato-funcional: revisão de literatura / Grounds of aesthetic physical therapy: a review Fisioter. pesqui;13(1):37-43, 2006.

 

http://biologia.ifsc.usp.br/bio1

Please reload

Postagens em destaque

Curso de Fermentação Natural - sem glúten, sem lácteos e vegano

February 4, 2020