O que comer para parecer mais jovem

3.6.2015

Um dos maiores culpados do envelhecimento precoce é o açúcar, de acordo com um estudo publicado no início do ano no jornal Age.

 

Todos sabem que uma dieta balanceada é boa para a saúde, mas ela pode fazer ainda mais: pode desacelerar o processo de envelhecimento e manter sua aparência fresca. Confira algumas dicas para manter (ou mesmo recuperar) aquele brilho jovem.

 

Um dos maiores culpados do envelhecimento precoce é o açúcar, de acordo com um estudo publicado no início do ano no jornal Age. Em um estudo com 670 pessoas entre 50 e 70 anos, os pesquisadores descobriram que cada aumento no nível de glucose no sangue de um milimol por litro, os pesquisados pareciam 5 meses mais velhos, como reporta o site especializado MyHealthNewsDailys.com. Se você perdeu seu dente de leite antes da hora…

 

Controle seu consumo de açúcar: Evite açúcar refinado e opte por açúcares naturais, como os das frutas. Se você suplica por um pouco de açúcar, tente alternativas naturais a ele, como Stevia ou xylitol, aconselha o MyHealthNewsDaily.com.

 

Também pegue leve com carnes gordurosas, laticínios gordurosos e panificados, que além de não fazerem nenhum favor à sua pele, podem obstruir suas artérias com gordura saturada, adverte WebMD.

 

Diminua o sal, que produz inchaço e aumenta a pressão sanguínea, o que pode com o tempo danificar seus rins, olhos e cérebro, escreve o WebMD. Limite seu consumo de sódio a 2.400 mg (cerca de uma colher de chá de sal refinado) para o dia inteiro – ou menos que isso, se tiver pressão alta.

 

Invista em frutas e vegetais coloridos e ricos em antioxidantes. Sua meta: tentar ingerir de cinco a nove porções por dia. Já foi descoberto que a vitamina C deixa sua pele com aparência mais jovem, e um estudo de 2010 também descobriu que comer vegetais amarelos e verdes está ligado a menor número de rugas. Além disso, o resveratrol, um antioxidante encontrado em vinho e uvas, pode reduzir riscos de câncer e de envelhecimento precoce.

 

Peixes frescos e gordurosos como o salmão também foram ligados a uma aparência mais jovem. Seu alto teor de proteínas também ajuda a manter a pele firme e tonificada, além de conter os ácidos graxos ômega 3 e 6, de que nosso corpo precisa, mas não produz naturalmente.