Olhe além do corredor de laticínios.
Mesmo que você não tenha intolerância à lactose ou alergia ao leite de vaca, limite o consumo do leite e seus derivados a não mais que 1-2 porções por dia. Os laticínios não são a única fonte de cálcio existente. Os vegetais de folhas verdes, como o brócolis e couve, são alimentos não lácteos ricos em cálcio e também são grandes fontes de vitamina K, magnésio e outros nutrientes essenciais para a saúde óssea. Feijão, sardinha, semente de gergelim e tofu também podem fornecer o cálcio para seu organismo.
Obtenha vitamina D.
A vitamina D, junto com o cálcio, desempenha um papel fundamental na promoção da saúde óssea. Ela é obtida através da exposição à luz solar direta. Pergunte sobre a vitamina ao seu nutricionista ou médico e peça um exame de sangue para a vitamina D.
Mantenha-se ativo.
O exercício físico regular, especialmente o aeróbico, como caminhar ou correr, é parte essencial para a construção e manutenção de ossos fortes.
Ajude seus filhos a construir ossos fortes.
A adolescência e o início da vida adulta são períodos nos quais a construção dos ossos atinge sua força máxima. Os jovens devem ser orientados a praticar um estilo de vida saudável com muito exercício ao ar livre e ingestão de cálcio adequada e suficiente para ajudá-los a construir e manter os ossos fortes por toda sua vida adulta.