top of page
Foto do escritorCentro Brasileiro de Apoio Nutricional

Elizabeth Ayoub: glúten e leite podem ser viciantes como o ópio


Médica ortomolecular, ginecologista e nutróloga com mais de 30 anos de clínica, Elizabeth Ayoub abordou, na terceira edição do Congresso Internacional Nutrição Especializada e Expo sem Glúten (COINE), realizado no Rio de 24 a 26 de abril, um tema ainda pouco discutido no Brasil: o mecanismo viciante de alguns alimentos muito presentes na rotina contemporânea, incluindo leite e trigo.

“Eu percebia que alguns pacientes tinham certas compulsões alimentares, e resolvi investigar. Após estudar o assunto, entendi que alguns alimentos como, por exemplo, leite, trigo, ovo, espinafre, café e soja produzem, por meio da digestão, peptídeos semelhantes ao ópio, os opióides,”, explicou Elizabeth em entrevista exclusiva ao Estar Bem. “Esses alimentos passam pela digestão enzimática, que se estiver prejudicada, aumenta a chance de produção desses peptídeos. Isso gera uma busca eterna por prazer e compensação por meio da comida”, conclui.

Elizabeth explica ainda que, para o organismo, estar frente a frente com um tigre; ou ingerir um alimento que tem propriedades inflamatórias, como o glúten; ou mesmo se sentir excessivamente pressionado por qualquer problema cotidiano, não faz diferença. O corpo encara ambas as situações como perigo iminente e se prepara para fugir ou lutar, liberando adrenalina. Como a rotina das pessoas geralmente é estressante, explica a médica, é provável que muita gente possua a digestão negativamente afetada, favorecendo a produção desses opióides.

Confira no vídeo a explicação de Elizabeth Ayoub sobre o mecanismo viciante desses alimentos.

39 visualizações0 comentário
bottom of page