O zinco é um mineral essencial para o organismo


Você sabia?

O zinco é um mineral essencial para o organismo porque colabora com: a manutenção do olfato, a eficácia do sistema imunológico e a construção de proteínas. O zinco também funciona como um neurotransmissor pois ajuda as células do seu corpo se comunicar.

A deficiência em zinco pode ocasionar: impotência, falta de apetite, imunodepressão, lesões na pele, redução do crescimento. Entretanto, o consumo excessivo de zinco pode acarretar a curto prazo: falta de apetite, dores de cabeça, cólicas abdominais, diarréia, náuseas e vômitos. No longo prazo pode prejudicar a absorção de ferro e de cobre.

Para as pessoas que apresentam deficiência em zinco, apresentamos, em seguida, alimentos fonte desse mineral.

O valor diário recomendado (VD) para o zinco é de 15mg/dia.

1. Frutos do mar, Ostras

  • Outros frutos do mar ricos em zinco;

  • Caranguejo (43%) e lagosta (41%) (% VD por xícara)

2. Carne de cordeiro

3. Espinafre

Outros Vegetais de folhas verdes ricos em zinco (% VD por xícara): folhas de amaranto, cozido (8%).

4. Semente de abóbora:

Outras Sementes rico em zinco (% VD por xícara): girassol (10%), Chia (9%), e Linhaça (8%)

5. Castanha de caju:

Outros oleaginosas ricas em zinco (% VD por xícara): Pinhões (12%), nozes-pecãn (9%), amêndoas (6%), nozes (6%), amendoim (6%) e avelã (5%).

6. Cacau e Chocolate (cacau em pó):

7. Carne de porco:

Frango também é rico em zinco fornecendo 15% VD per cozido

8. Feijão cozido:

Outras leguminosas ricos em zinco : Feijões Mung (3%), Azuki (27%), grão de bico (17%), feijão branco e preto 12% (% VD por xícara cozido)

9. Cogumelos:

Cogumelos Shitake secos contêm 8% e 4 shitake crus contêm 4% (% VD por xícara)

Fonte: Health Alicious Ness

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